Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade.
Quando temos conhecimento de histórias de pessoas muito bem sucedidas, inevitavelmente pensamos, ainda que rapidamente, que algo de extraordinário deve ter acontecido em suas vidas para tanto, ou elas vem de um histórico familiar privilegiado de alguma forma.
Assim, o que parece é que o sucesso profissional está invariavelmente vinculado a eventos externos a nós, sob os quais não teríamos muito controle. Logo, as eventuais ocorrências favoráveis só poderiam ser atribuíveis à sorte.
Claro que “a fé não costuma falhar”, porém ao deixar de se colocar como responsável pela condução da sua vida, não só você estará prestes a deitar no berço esplêndido da zona de conforto, como certamente deixará de ser agraciada com uma visita da ‘sorte’.
Essa semana, conversando com uma amiga, soube de um acontecimento que ilustra bem esse assunto e que gostaria de dividir com vocês.
Me contou esta minha amiga que foi chamada a participar de uma reunião com um potencial cliente juntamente com outros colegas, mais experientes e que se propuseram a conduzir a apresentação do trabalho.
No momento da reunião, ao ouvir as necessidades do cliente, minha amiga acabou descobrindo ‘na hora H’ que na verdade o potencial cliente precisava de serviços exatamente na área específica que ela lidera! O problema, segundo ela, foi que ela se preparou apenas para acompanhar a reunião e não para vender o seu peixe.
Claro que naquele momento, segundo ela, foi feita a exposição de todos os dados relevantes – porém tudo de improviso, sem uma preparação prévia que a permitisse se sentir mais confortável em apresentar o seu trabalho da melhor forma possível.
Essa situação me deixou muito pensativa. Talvez o cliente nem tenha percebido a improvisação, talvez a apresentação tenha sido um sucesso de qualquer forma, mas a sensação de não ter aproveitado de forma adequada uma oportunidade não é nada agradável! (oportunidades são importantes!)
A situação pela qual a minha amiga passou poderia ter sido melhor planejada e estruturada, porém nem sempre as oportunidades aparecem com hora marcada. Você pode estar no supermercado, na fila do embarque, no shopping, em um restaurante, enfim, em qualquer lugar, quando surge a oportunidade de falar do seu trabalho para um potencial cliente.
E o que você fará? Vai sair correndo? Vai querer agendar um outro horário? Vai mudar de assunto e voltar pra casa com um sorriso amarelo?
Nem sempre teremos uma segunda chance. Por isso é tão importante que estejamos sempre preparadas, de alguma forma, para apresentarmos o nosso negócio para quem quer que seja!
DICAS
Para isso não precisamos de nada muito estruturado para quando este primeiro (de muitos, que sabe!) contato surgir: procure preparar um roteirinho prévio, muito breve, sobre o seu negócio (não esqueça de que nele você deve contar, pelo menos, qual é o seu produto ou serviço, o quê aquela pessoa pode aproveitar dele e onde ela pode consegui-lo), que você consiga mentalizar e reproduzir em uma conversa rápida quando for necessário.
Além disso, procure manter na bolsa sempre um estoque de cartões de visitas e algo para anotar o contato!
Com o contato em mãos, em poucos dias envie uma mensagem agradecendo a conversa, prestando esclarecimentos se necessário e ratificando a disposição para o que for necessário.
O seu sucesso depende de você e não da conjunção dos astros, da previsão do tempo, da cor da sua roupa, da posição da lua ou das marés.
Esteja sempre pronta para encontrá-lo!